Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

SAPO24 Crónicas

Todos os dias um olhar mais atento a um tema que marca a actualidade. Artigos, análises e crónicas exclusivas no SAPO24.

SAPO24 Crónicas

Todos os dias um olhar mais atento a um tema que marca a actualidade. Artigos, análises e crónicas exclusivas no SAPO24.

Lamento informar-me, mas a culpa da crise migratória talvez seja mesmo minha

Por:João Moreira de Sá, escrevinhador

 

Indignado, como não podia deixar de estar, com o horror humanitário que vejo acontecer nos dois lados do Mediterrâneo (ainda que vá muito mais África adentro) e, como bom português, de dedo em riste para pedir contas e apontar culpas, de preferência a políticos, nas redes sociais, com culpa formada, nomes apontados como não faria a não-políticos, reparei, com o passar dos dias, numa 'coisita': não mudava nada. Por muito que eu reclamasse e já tivesse apontado responsáveis e denunciado tudo e todo o intolerável.

 

Como eu, houve naturalmente que se indignasse muito mais e muito melhor. A indignação por causas humanitárias é das que pode proporcionar melhores momentos de verve, que também é necessária, para despertar consciências, para tocar sensibilidades, mas, à noite, ouço o resumo dos "corpos" do dia e assomam-me perguntas como bofetadas, que, assim, doem.

 

Consigo pensar em tudo o que apontei a outros não terem feito, mas não tenho resposta ao perguntar-me uma, uma coisa que eu tenha feito, a não ser criticar quem nada fez. Choca-me que se ergam muros, mas não estou à porta das embaixadas dos países que o fazem, a protestar. Lugar comum? Talvez, pode ter muitos nomes - hipocrisia, falso moralismo. Com Timor chamou-se Liberdade. Saí de casa. Estive lá. Não sei se fiz a diferença mas estive, protestei, ajudei, acolhi, alimentei.

 

Eu não quero um dia não estar numa praia portuguesa quando a culpa vier cá morrer.

 

 

publicado às 08:59

1 comentário

Comentar post

Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D