Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

SAPO24 Crónicas

Todos os dias um olhar mais atento a um tema que marca a actualidade. Artigos, análises e crónicas exclusivas no SAPO24.

SAPO24 Crónicas

Todos os dias um olhar mais atento a um tema que marca a actualidade. Artigos, análises e crónicas exclusivas no SAPO24.

Vê um círculo nesta imagem? A resposta não tem apenas a ver com geometria

Quando é que um círculo é um círculo? A forma como respondemos a esta pergunta reflete a nossa postura perante alguns temas políticos decisivos, segundo um estudo das universidades de Queensland e de Pensilvânia publicado em novembro no Journal of Personality and Social Psychology.

 

Olhe para a imagem acima e responda, sem ler mais: representa um círculo?

 

Se responder que, apesar das imperfeições, é um círculo, então é porque provavelmente se identifica mais com as políticas de esquerda. A explicação é que os mais liberais aceitam mais facilmente desvios à norma, enquanto os conservadores são mais sensíveis a esses desvios.

 

Uma síntese do artigo publicado explica como foi feito o estudo: aos participantes eram mostradas figuras geométricas e era-lhes pedido que dissessem até que ponto se tratava de círculos (ou triângulos, ou quadrados, conforme a imagem). Aos participantes era também perguntada a orientação política e a sua posição face a alguns temas sociais.

 

Verificou-se que os politicamente mais conservadores assinalaram diferenças mais significativas entre formas perfeitas e imperfeitas do que os mais liberais, o que mostra uma maior sensibilidade ao desvio. A mesma ligação foi estabelecida em relação às políticas sociais: na visão dos mais conservadores havia uma maior dureza na punição dos infratores, menos apoio à ajuda pública a grupos desfavorecidos e menos apoio financeiro a políticas que beneficiem grupos marginalizados.

publicado às 15:12

Arquivo

  1. 2016
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2015
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D